
Contruções Vegetais
OIKUM definiu como primeira prioridade as construções vegetais: vasos, floreiras, colunas, canteiros, divisórias, móveis integrados com plantas, muros vegetais, coberturas vegetais. Promovendo assim uma integração dos vegetais nas construções, mas também uma maior aproximação das construções à natureza.
Recomendamos, para começar, o uso de suculentas, plantas de fácil manutenção. De seguida, as aromáticas, hortícolas, decorativas, etc.
Uma vez iniciado um primeiro kit de mini-floreira simples ou de uma coluna vegetal e apreciados os resultados, surge o desejo natural de construir novas floreiras por adição, podendo estas ser montadas de forma criativa.
O conceito de “Coluna Vegetal” é uma novidade OIKUM, inspirado na beleza e funcionalidade das colunas romanas de Conímbriga.
Uma coluna vegetal é uma oportunidade de construir um jardim vertical em pouco espaço, com plantas de baixo porte. Possível integrar LEDs e tubos de irrigação. No exterior, tenha em atenção a orientação solar e a fixação ao chão.
Construa uma coluna vegetal com blocos OIKUM, como quem constrói uma floreira. Coloque no topo uma planta alta (do tipo “espada de S. Jorge – Sansevieria) e algumas suculentas.
Pela coluna acima faça pequenos furos para introduzir as plantas trepadeiras ou pendentes de que gosta (por exemplo, aromáticas).
… Depois da coluna vegetal, surgirá uma escada vegetal, em socalcos, uma espiral de aromáticas, uma pirâmide monumental, floreiras… a imaginação fica livre de criar novas e impactantes Construções vegetais.
OIKUM promove o encontro da construção com a natureza e da natureza com a construção.
OIKUM: Make it easy
